sexta-feira, 16 de julho de 2010

Texto de filosofia



O homem e sua sede de conhecimento
Jennifer Batista da Silva
Em tempos de grandiosas evoluções o homem por sua vez vem surpreendendo a si próprio, sendo que positivamente e negativamente. Se não fosse sua sede de conhecimento, buscar a maior compreensão dos fatos e provando de forma concreta, hoje não teríamos a metade da compreensão que temos, tanto no sentido do conhecimento, como também no sentido material, como a medicina, a tecnologia.
O homem pode sim ser considerado como uma máquina, ou uma “bomba relógio”, pois nós podemos utilizar o nosso conhecimento para o bem ou para o mal, a ganância por sua vez, sendo o mundo capitalista “fala mais alto”. Estamos evoluindo rápido demais, estamos pulando etapas, ou seja, vivemos na era da substituição, das multi funcionalidades, tendo um exemplo a internet. Para tudo há um sentido positivo e negativo, ambos andam lado a lado, a internet sendo usada positivamente é uma rica ferramenta de conhecimento, através dela você tem acesso a milhares de informações. O aspecto negativo dela é a comunicação que por sua vez é prática e rápida. Fazendo com que o contato, o convívio com as pessoas seja isolado.
A principal importância da filosofia moderna nos dias de hoje é o conhecimento, a vontade de aprender, buscar meios de melhorar cada vez mais o nosso dia a dia, mas sem perder a essência, sem pular as etapas, sem esquecer os valores, a ética. Mas ainda existem aqueles que por sua vez não buscam o verdadeiro entendimento da razão, dos fatos. Esses são os fantoches da sociedade, que por medo ou pela própria ignorância se reprimem, calam-se diante de alguma situação. Devemos ter mais objetivos, deixar de lado o que as outras pessoas falam ou pensam, devemos ter o nosso próprio pensamento, devemos expor e não reprimi-lo. Assim é a sociedade, assim somos tudo é uma questão de procura pessoal, o conhecimento não deve ser apenas encarado como um dever, mas sim um objetivo pessoal, para não apenas ser mais um cidadão que não possui escolaridade, um desinformado, ou, mais um ignorante nas mãos da sociedade que só vem a corromper mais e mais pessoas.

3 comentários:

  1. Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog,é uma forma bem prática e inovadora de aprofundar os conteúdos trabalhados em aula.Fico muito feliz em ver a minha humilde redação postada aqui. Muito obrigada desde já.

    Jennifer B. Da Silva

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog,é uma forma bem prática e inovadora de aprofundar os conteúdos trabalhados em aula.Fico muito feliz em ver a minha humilde redação postada aqui. Muito obrigada desde já.

    Jennifer B. Da Silva

    ResponderExcluir
  3. bom texto.. mas muitas contradições..
    porém concordo com tudo que está escrito..

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela sua contribuicao!